Arquivo por categoria: Santo Antônio de Jesus

out
21

Santo Antonio de Jesus: Prefeitura não providencia leite especial e leva a criança a fica doente

Samila está tentando a cerca de 10 meses obter junto a Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus um leite especial que custa em média R$170,00 para a filha, segundo ela, a prefeitura informou que a licitação foi impugnada, mas nenhuma outra solução foi apontada e nenhuma previsão foi dada.

Ela conta ainda que a lata que o leite só dura dois dias e meio e não é fácil de comprar já que não é vendido em farmácia e supermercados, por conta disso a filha dela já adoeceu, pois precisa do alimento especial. Blogdovalente.

out
21

SAJ: Muita briga marca show de Igor Kannário e cantor deixa palco no meio da festa

O show do cantor Igor Kannário, que aconteceu neste domingo (19), não teve um saldo positivo em Santo Antônio de Jesus e a população não ficou satisfeita.

De acordo com informações dos fãs, que estavam na festa, o artista cantou apenas duas músicas da sua banda e, simplesmente, saiu do palco, deixando todos sem explicação.

“Nós pagamos para ver ele que era a atração principal e ele faz uma coisa dessa. Queremos uma explicação da produção da festa ou até mesmo da banda. Foi uma falta de respeito”, disseram.

Ainda conforme eles, o número de brigas no interior e no final da festa foi grande, inclusive houve até uma tentativa de homicídio. Uma fonte disse a reportagem do Voz da Bahia, que havia pessoas armadas com faca e até mesmo arma, mas não especificou se seria no interior ou na frente da festa.

“Eles começaram a fechar a BR-101 e não queriam deixar as pessoas passarem de carro, mas a polícia chegou e resolveu a situação relatou.

Ao ser questionado sobre o balanço da festa, o Comandante do 14º BPM, Tenente Coronel Luziel Andrade, a polícia trabalhou intensamente, visto que alguns vândalos estavam causando a desordem na BR-101, próximo ao local do evento, mas não relatou problemas maiores relacionados ao crime contra a vida. Voz Da Bahia

out
18

Santo Antonio de Jesus: Moradores denucia a infestação de escorpiões, prefeitura faz vista grossa para o caso

Os moradores do Conj. Habitacional Vila estão tendo a rotina alterada devido a uma infestação de escorpiões, muitos inclusive estão abandonado as casas o que só aumenta o aparecimento do aracnídeo venenoso.

Uma moradora de pré-nome Manuela fez um desabafo e explicou a situação. “As pessoas aqui já estão prestes a entregar as casas, porque tem tanto escorpião.

Eu com meu filho pequeno não posso nem colocar o pé no chão de noite, não posso assistir uma novela; não posso deixar meu filho no chão e ninguém toma providência”, contou.

Questionada sobre a posição da prefeitura em relação ao caso, Manuela afirmou que já procuraram, mas nenhuma explicação foi dada. Blogdovalente.

out
16

Santo Antônio de Jesus: Sete PMs são presos por envolvimento em mortes

Sete policiais militares lotados no 14º Batalhão tiveram as prisões preventivas decretadas nesta terça-feira (14).

Por suspeita de envolvimento nas mortes de Crispim de Jesus Santos, 23 anos, Fabio José dos Santos, 33 anos, e Maria de Lourdes de Jesus Santos, 47 anos (na foto ao lado), em Santo Antônio de Jesus.

Após serem ouvidos na Corregedoria da PM, os policiais ficarão custodiados na Coordenadoria de Custódia Provisória (CCP), localizada no Batalhão de Polícia de Choque, em Lauro de Freitas.

A Corregedoria Geral da PMBA designou uma comissão para acompanhar e apurar em Inquérito Policial Militar (IPM), paralelamente às investigações da Polícia Civil.

A comissão, composta por dois oficiais, ouviu em Termo os policiais militares envolvidos, testemunhas, parentes e vizinhos das vítimas, além de requisitar e coletar provas para a apuração dos fatos. (Informações do Quartel do Comando Geral da PM).

out
13

SAJ: Colisão entre motos deixa quatro pessoas feridas no Bairro do São Benedito

Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente entre duas motocicletas por volta das 23h deste domingo (12) próximo a Rua Wellington Figueiredo no Bairro do São Benedito em Santo Antônio de Jesus. Luiz dos Santos Conceição, 23 anos, e Samuel Farias dos Santos, 18 anos, estavam em uma Pop de cor vermelha quando colidiu frontalmente com uma Shineray de cor preta conduzida por Marcelo Santos de Santana, 21 anos, que tinha como carona uma jovem de prenome Nara.

Na colisão frontal os ocupantes da Pop, Samuel Farias teve fratura interna em uma das pernas e seu carona Luiz Santos traumatismo craniano. Já os ocupantes da Shineray, Marcelo Santos e Nara tiveram ferimentos leves.

Todas as vítimas foram encaminhadas pelo SAMU ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. De acordo com a Polícia Militar, os jovens que conduziam a Pop vermelha já estavam sendo seguidos desde a Urbis III quando o acidente aconteceu próximo ao Bairro do São Benedito. As motos foram encaminhadas para a 4ª Coordenadoria de Polícia. Infosaj.

out
11

Santo Antônio de Jesus: Uma pessoa morre em grave acidente na manhã deste sábado

Na manhã deste sábado, 11, aconteceu um acidente  grave envolvendo um Fiesta branco  e uma  moto CG 150  de cor vermelha, na entrada da cidade de Santo Antônio de Jesus

As primeiras informações dão conta que  o motorista do Fiesta de prenome Marquinhos, bancário, atropelou Valdenicio quando estava saindo do posto Bahia após ter abastecido sua motocicleta.

Populares afirmam que o Fiesta arrastou Valdenicio por cerca de 10 metros.  Após algumas pessoas ter tirado a vítima de baixo do carro, ele foi levado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas não resistiu  e morreu.

Revoltados com a situação, populares queriam atear fogo no Fiesta e ameaçaram o motorista, que ficou desesperado ao perceber a gravidade do acidente. A foto abaixo mostra o local que o rapaz foi arrastado. Blog do Valente.

set
27

Santo Antônio de Jesus: Empresários são sequestrados; já estão liberados

Na noite desta sexta-feira, 26, dois empresários  de Santo Antônio de Jesus foram sequestrados . Francisco de Andrade e Vanderlan Santos de Andrade, pai e filho, foram sequestrados quando retornavam de sua fazenda, em Santana, zona rural de Conceição do Almeida.

As vítimas foram abordadas por três elementos e tiveram os olhos vendados e as mãos amarradas.

Os criminosos ameaçavam as vítimas por todo o tempo e pediram um resgate em um valor milionário, mas não especificado.

Por volta das 23h30 de ontem, os dois foram deixados próximo a Praia do Dendê, em Santo Antônio de Jesus.

Segundo informações da rádio Andaiá FM,  os elementos disseram querer o valor do resgate mesmo após liberação das vítimas. Não se sabe qual a negociação que foi feita.

O empresário Vanderlan é genro do ex-vereador Roque Pinto. Blogdovalente.

set
26

SAJ: Cidadão reclama da demora no conserto do elevador do HRSAJ

Um morador do São Benedito em Santo Antônio de Jesus identificado como Carlos, entrou em contato com a Andaiá FM, na manhã desta sexta-feira (26) para reclamar dos Posto de Saúde do bairro.

Ele informou que há 15 dias o medidor de pressão está ruim e a enfermeira não está atendendo os pacientes por esse motivo. Outro fato citado pelo cidadão foi a questão do bebedouro estar quebrado e não ter copo para beber água. Ainda segundo Carlos, o medicamento para estômago Omeprazol não está sendo disponibilizado na unidade de saúde.

Elevador do HRSAJ: Uma outra situação que incomoda o cidadão é o fato do elevador do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus estar quebrado e ninguém resolver o problema.

“Fui visitar meu primo com minha avó de 72 anos e não pudemos subir até o 3º andar por que ela não pode subir escadas”, disse, acrescentando que a demora é muito grande e enquanto isso quem sofre é a população que não tem culpa de nada. Ele questionou: “De onde está vindo esse elevador, que já citaram em entrevistas? Com quem vamos reclamar?”. Voz da Bahia.

set
26

Santo Antônio de Jesus: Idoso morre dentro de ônibus que faz linha Cruzeiro do Riachão

Um ônibus que faz linha Cruzeiro do Riachão – Santo Antônio de Jesus teve que realizar uma parada forçada na manhã desta sexta feira ( 26 ) pela manhã, quando um idoso passou mal e foi à óbito. 

O motorista do veículo afirmou, em entrevista à rádio Recôncavo, que ainda tentou fazer uma massagem cardíaca com o objetivo de salvar a vida do idoso.  ” No momento eu fiquei muito nervoso com a demora na chegada do atendimento”, disse.

“Ele veio muito bem, conversando. Quando passou próximo ao Centro Cultural ele começou a passar mal e tivemos que parar o ônibus em frente à prefeitura”, acrescentou.

Uma ambulância do SAMU esteve no local para prestar atendimento à vítima. Tentativas de ressuscitação foram empenhadas sem êxito.

Raimundo de Souza Barreto, 76 anos, morava em Bom Conselho, Zona Rural de Santo Antonio de Jesus. O corpo não precisou ser removido por ser morte natural, Polícia Civil fez o levantamento cadavérico no local, logo após a família acionou o serviço de uma funerária, o velório já sendo realizado na sala três do Velório ParoquialBlogdovalente.

set
23

Santo Antônio de Jesus: Paulo Souto anuncia SAC Segurança

“Vamos combater o crime com firmeza e desburocratizar o atendimento do cidadão com o SAC Segurança”, anunciou o candidato a governador, Paulo Souto em Santo Antônio de Jesus, nesta segunda-feira (22).

A proposta de modernizar o serviço de inteligência da Polícia Civil terá o mesmo princípio de eficiência do SAC, projeto desenvolvido e implantado durante seu primeiro governo, em 1995.

Para o candidato, a ineficiência burocrática da Secretaria de Segurança Pública é um dos entraves no combate ao crime organizado e não permite que delegacias tenham mais tempo e atenção para cuidar dos crimes graves. O candidato também defende a criação de forças-tarefas focadas em temas específicos.

“Falamos muito na integração das polícias como mecanismo para melhorar a segurança do Estado e uma das maneiras é criar grupos especiais, forças tarefas que contem com todas as polícias, além do Ministério Público. Fizemos isso no meu governo e conseguimos resultados satisfatórios contra crimes de extermínio, contra o tráfico de drogas e contra os assaltos a bancos”, lembrou.

Em resposta a representantes da sociedade civil durante a entrevista, Paulo Souto tratou de problemas locais, como a necessidade de construção de um anel viário em Santo Antônio de Jesus e de dotar o município de uma melhor estrutura para atrair indústrias.

“É preciso entender que para captar investimentos, não basta apenas ter áreas disponíveis. Isso é o mais fácil. É preciso estruturar, criar condições favoráveis à instalação de novas fábricas”, defendeu.

Souto também defendeu uma maior integração do Recôncavo Baiano, com a construção de uma nova rodovia que margeia a Baía de Todos os Santos e de um novo atracadouro em Mar Grande.

Já no âmbito federal, o candidato lembrou da ineficiência do governo estadual, que vê a BR-101 sendo duplicada ao sul e ao norte do território baiano e não se mobiliza para pressionar o governo federal.

“Por que esse governo, que toda eleição nos lembra que é do mesmo partido da presidente, não conseguiu que a BR-101 fosse duplicada na Bahia? Ela está sendo duplicada em todos os estados no Nordeste, menos na Bahia. Somos a maior economia da região, portanto, a que mais necessita de uma malha rodoviária eficiente”, destacou Souto.

set
23

Coronel Luziel Andrade faz balanço das ocorrências do final de semana SAJ e região

Coronel Luziel Andrade

Durante o final de semana houve uma tentativa de homicídio por arma branca no Alto Santo Antônio em Santo Antônio de Jesus e na cidade de Laje uma ação criminosa contra um cigano.

Para fazer esclarecimentos sobre o assunto, o Comandante do 14º BPM, Tenente Coronel Luziel Andrade, foi entrevistado pela Andaiá FM.

Tentativa de homicídio em Laje: Segundo o Coronel, houve uma tentativa de homicídio no município de Laje contra um cigano, no último sábado (20). Ele explicou que o cigano estava em sua tenda, quando foi surpreendido pelos acusados, vindo a ser alvo do ato delituoso.

Tentativa de homicídio no Alto Santo Antônio: Conforme o entrevistado, o fato ocorrido no Alto Santo Antônio se deu diante de uma confusão, onde uma pessoa foi atingida com uma facada e foi conduzida para o hospital. Outra situação comentada por Andrade, foi o tiroteio ocorrido no local conhecido como Paredão, onde uma outra vítima foi atingida por tiros.

O Coronel ressaltou que não houve vítimas fatais, porém a incidência de quantitativo de tentativa de homicídio é preocupante e, por esse motivo, foi intensificado as operações com mais guarnições.

Operação Intensificação em Amargosa: O Coronel Luziel informou que, assim como em Santo Antônio de Jesus, em Amargosa está sendo realizada a Operação Intensificação, porém com uma constância maior, até mesmo por causa do ocorrido há alguns meses e também para manter o nível de segurança aceitável na cidade, até a formação dos alunos, onde é esperado que seja destinado um número para efetivo da companhia. Voz da Bahia.

set
19

Santo Antônio de Jesus: Defensoria move ação para município prestar informações da Saúde

A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) ingressou com uma nova ação civil pública contra o município de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, para que preste a Secretaria Municipal de Saúde preste informações ao Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com a Defensoria, a administração municipal não cumpre a Resolução 001/2012, do Conselho Municipal de Saúde, que estabelece que a secretaria deveria informar o conselho sobre o funcionamento das unidades de saúde, como atendimentos e reclamações dos usuários.

A Defensoria afirma que é grande o número de queixas sobre a falta de medicamentos nos postos de saúde, fechamento de Postos de Saúde da Família antes do término do expediente, inexistência de médico plantonista no Hospital Luiz Argolo, atrasos na marcação de exames pela Central de Marcação, atrasos no recebimento de chamadas pela central telefônica do SAMU, além de outros problemas que se arrastam sem qualquer solução à vista.

A resolução foi aprovada para que o conselho pudesse fiscalizar a prestação dos serviços públicos de saúde. O órgão cobra do Município o acesso às reclamações e não tem sido atendido.

Também há queixas de que o portal da transparência pública não está sendo alimentado de forma atualizada, criando obstáculos à sua atuação. A ação pede que o Município preste as informações requeridas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, e que o Município viabilize ao CMS uma senha de acesso ao sistema da Ouvidoria Geral do Município, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

A Defensória já moveu ações contra o Município de Santo Antonio de Jesus para que a administração preste atendimento a pacientes com câncer que fazem tratamentos em outras cidades, e para que regularize a aquisição de medicamentos, através de processo licitatório. BN.

Como já disse Boris Casoy isto é uma vergonha.

Infelizmente a cidade de Santo Antônio de Jesus anda nas mídias de toda Bahia, agora movida pela ação da Defensoria Publica, sobre o fracasso da saúde, que abala toda a cidade.

Como pode o prefeito da cidade diante desta situação, ainda pedir votos para seu deputado nos carros de som, a população se revolta quando esses carros passam nas suas portas principalmente aqueles que estão doentes, sem médicos e precisam de remédios, que há muito tempo não tem.

Prefeito! Deputado! O povo está doente, no mínimo, regularize está situação, para que eles possam votar no dia da eleição, dessa forma com certeza eles lembrarão de vocês. Comentário de Martins.

Notícia Relacionada:

Mais um descaso na saúde publica do município de Santo Antônio de Jesus

Trágica morte de um recém-nascido no Hospital e Maternidade Luis Argollo em Santo Antônio de Jesus

set
18

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus terá que devolver ao cofres municipais o valor de R$71.108,00

 Humberto Soares Leite terá que restitui aos cofres municipais o valor de R$71.108,00, com recursos pessoais.

As contas da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, na gestão de Humberto Soares Leite, relativas ao exercício de 2013, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quinta-feira (18/09), sendo determinada ao gestor a restituição aos cofres municipais do valor de R$71.108,00, com recursos pessoais, pelas despesas com juros e multas por atraso no pagamento das obrigações assumidas junto à Secretaria da Receita Federal e o INSS, e multa de R$2 mil.

O município apresentou uma receita arrecadada da ordem de R$134.390.661,93 e realizou despesas no importe de R$140.895.135,67, registrando um expressivo déficit no montante de R$6.504.473,74.

A relatoria alertou a administração que adote providências a evitar o endividamento do município, onde já se verifica a insuficiência de recursos para pagamento dos restos a pagar inscritos no exercício, resultando num débito de R$2.330.036,19.

O gasto total com pessoal não ultrapassou o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, vez que a receita corrente líquida totalizou R$153.272.956,40 e a despesa total com pessoal alcançou o valor de R$76.580.649,77, correspondente a 49,96% da receita corrente líquida.

O prefeito investiu a quantia de R$34.024.744,03 na manutenção e desenvolvimento do ensino, equivalente a 26% da receita resultante de impostos proveniente de transferências, superando o índice mínimo de 25%.

Dos recursos do Fundeb foram aplicados 70,06% na remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública, correspondendo a R$17.824.146,56, em atendimento exigido em lei. As despesas realizadas em ações e serviços públicos de saúde alcançaram o valor de R$11.784.802,40, representando o percentual de 16,07% quando o mínimo exigido é de 15%. Cabe recurso da decisão. TCM-BA.

set
18

Santo Antônio de Jesus: Promotor de Justiça deverá apurar denúncia de super salários

Ministério Público de Santo Antônio de Jesus(Foto: Blog do Martins).

O promotor de Justiça de Santo Antônio de Jesus, João Manoel, falando em entrevista à rádio Recôncavo, afirmou que o órgão não foi provocado ainda a respeito das denuncias levantadas pelo vereador Antônio Nogueira de que haveriam salários de valor injustificável sendo pagos pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus.

Ele relatou que em um Termo de Ajustamento de Conduta, o município ja havia se comprometido a não fazer distinção salarial base entre contratados e servidores exercendo funções semelhantes , fato que motivou registro de queixa por parte de trabalhadores do poder público municipal.

Atuando na área de improbidades administrativas, o promotor afirmou que deverá solicitar quais casos foram apontados pelo vereador e, diante disso, observar quais razões existem por parte da prefeitura para cada caso de pagamento de alto salário.

” Vamos apurar o que foi que houve. Existem regras constitucionais que precisam ser respeitados para ver se existiu ou não ilegalidades no pagamento desses salários”, disse. Blogdovalente.

set
17

O Prefeito de Santo Antônio de Jesus paga mais a funcionários que sejam “merecedores”

Prefeito Humberto Leite (Foto: Blog do Martins).

A prefeitura de Santo Antônio de Jesus teria funcionários na folha de pagamento maiores do que o permitido na lei municipal 1.111, de 2011.

A denúncia foi feita nesta segunda-feira (15) pelo vereador Antônio Nogueira (PSB) durante sessão da Câmara. O parlamentar comparou o salário-base dos comissionados da prefeitura com os registrados na folha de pagamento e constatou que existem funcionários exercendo o mesmo cargo, na mesma carga horária, sendo que um recebe R$ 5.800, outro R$ 4.900 e ainda R$ 2.915.

“Que critério é esse usado para pagar funcionários? É uma farra salarial. Tem funcionário recebendo mais que o vice-prefeito”, questionou o vereador.

Segundo o edil, as pessoas apadrinhadas ao prefeito recebem até 300% do salário correto. O líder do prefeito Humberto Leite (PDT) na Câmara, vereador Marcos Muniz (PMDB), disse que o prefeito paga bem a quem ele considera merecedor.

“O funcionário passa horas trabalhando pelo município, até fora do seu expediente normal, e, em muitos casos, trazendo benefícios para a cidade. Merece ser gratificado por isso.

O prefeito agracia seu funcionário como ele quiser e acha que é merecedor” justificou. Muniz acrescentou que são gratificações incorporadas aos salários. “Horas extras e outros adicionais”, afirmou. BN.

set
16

Santo Antônio de jesus e Região: MPT-BA divulga o resultado final do processo de seleção de estagiários

O Ministério Público do Trabalho na Bahia divulgou, nesta terça-feira (16), o resultado final do processo de seleção de estagiários que visa ao preenchimento, em Salvador, de vagas para estágio nas áreas de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social e Direito, além de vagas para estágio em Direito nas Procuradorias do Trabalho no interior do Estado.

Segundo afirmou o coordenador do Núcleo de Estágio Acadêmico da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região (PRT5/NEA), procurador Cláudio Dias Lima Filho, “o candidato aprovado dentro do limite inicial de vagas será chamado por e-mail e/ou telefone, enquanto as convocações para as vagas já abertas terão início ainda nesta semana”. Acrescentou ainda que “os aprovados para estágio nas áreas que não contam com vagas disponíveis comporão cadastro de reserva e deverão aguardar a abertura de vaga”.

O estagiário terá direito a uma bolsa mensal de R$ 800, além de auxílio-transporte e seguro de acidentes pessoais. A jornada semanal de estágio é de 20  horas. “Para assumir a função de estagiário, o selecionado deverá ter cursado, no mínimo, 40% dos créditos curriculares, mas não poderá assumir se, no momento da convocação, estiver faltando seis meses ou menos para a data de colação de grau”, esclareceu Lima.

Confira aqui o Edital Estágio 01-E, que veicula o resultado definitivo do processo seletivo.

set
15

“Conversa com o Ministério Público” acontecerá no Recôncavo baiano

Ministério Público de Santo Antônio de Jesus(Foto: Blog do Martins).

“Conversa com o Ministério Público” acontecerá no Recôncavo baiano

Comunidades de 30 municípios do Recôncavo baiano estão convidadas a participar, no próximo dia 17 de setembro, de mais uma reunião pública do projeto “Conversa com o Ministério Público”, que acontecerá das 8h30 às 12h no Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (CETEP), em Santo Antônio de Jesus.

O chefe do MP, procurador-geral de Justiça Márcio Fahel, estará na cidade para explicar o papel da instituição na sociedade, apresentar os projetos estratégicos em execução e ouvir as demandas da população local relacionadas à atuação do Ministério Público.

O evento é direcionado às comunidades de Amargosa, Aratuípe, Brejões, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cravolândia, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Irajuba, Itatim, Jaguaripe, Jequiriçá, Laje, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe, Nazaré, Nova Itarana, Rafael Jambeiro, Salinas das Margaridas, Santa Inês, Santa Terezinha, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Miguel das Matas, Sapeaçu, Ubaíra e Varzedo. Pela tarde, o procurador-geral de Justiça se reunirá com os promotores de Justiça e servidores que atuam na região.

Sobre o projeto

O “Conversa com o Ministério Público” prevê a realização de reuniões com o procurador-geral de Justiça nas 29 Promotorias de Justiça Regionais, para ouvir as demandas da população dos municípios que as integram e promover os devidos encaminhamentos.

Os encontros já foram realizados em Porto Seguro, Eunápolis, Irecê, Seabra, Ilhéus e Itabuna. Também receberão o projeto as cidades de Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Feira de Santana, Euclides da Cunha, Guanambi, Ibotirama, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Santa Maria da Vitória, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site www.mpba.mp.br/conversa. Assessoria de Imprensa – CECOM

set
15

Tenente Coronel Luziel Andrade faz balanço das ocorrências registadas do fim de semana em Santo Antônio de Jesus e região

Ten. Cel. Luziel Andrade

O Tenente Coronel Luziel Andrade fez um balanço das ocorrências do fim de semana em Santo Antônio de Jesus e cidades da região.

Segundo ele, um homem  preso por  abuso sexual em uma menor de 13 anos, casos de agressões e dois arrombamentos  foram as ocorrências mais relevantes em Santo Antônio de Jesus.

Em Elísio Medrado,  bandidos arrobaram o caixa eletrônico . O Coronel disse que a polícia já tinha a previsão de acontecer essa onda de atentados no início do mês por ser um período que os caixas eletrônicos estão abastecidos.  Além de Elísio Medrado, mais três cidades foram assaltadas no mesmo dia.

“Nós nos precavemos com uma Guarnição a mais, a CAEL também está ajudando.  Infelizmente o caso aconteceu em Elísio Medrado, quando acionamos o apoio, os elementos já tinham tomado destino para Santa Teresinha e agora cabe a Polícia Civil o desenrolar dessas investigações”, salientou.

Devido a distribuição de senhas para o sorteio das novas casas do Programa Minha Casa Minha Vida em Santo Antônio de Jesus, desde a última sexta-feira algumas pessoas já estão se instalando em frente ao Ginásio de Esportes  para o sorteio que será amanhã, 16. Isso gerou tumulto.  Por isso, a polícia esteve no local e as pessoas que estavam lá teve sua numeração anotada .

Surgiu uma informação que houve uma troca de tiros entre rivais no último sábado no bairro Alto Santo Antônio.  Segundo o Coronel, a polícia esteve no local, mas não confirmou a informação. Blogdovalente.

set
15

Diretório Acadêmico de Direito da Facemp recebe a posse, em inauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas

Diretório Acadêmico de Direito da Facemp recebe a posse, em inauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas

Nesta sexta-feira, 12 de Setembro, foi dada a posse ao Diretório Acadêmico do Curso de Direito da Facemp, no qual assume a presidência o graduando em Direito Robert Santos Gomes, em um evento de inauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas, com a célebre presença do Diretor Acadêmico da entidade de ensino Facemp, o Sr. Henrique Tito, o coordenador Fábio Gabriel, a professora de direito penal e coordenadora do NPJ Lucianna Barbosa, a professora de Práticas Jurídicas Suzana Andrade e o professor de direito processual penal Everardo Júnior.

Presidente do Diretório Acadêmico de Direito Robert Gomes e o Diretor Acadêmico Henrique Tito

O Diretor Acadêmico Tito, em sua palavra, falou da importância do Núcleo de Práticas Jurídicas para os menos favorecidos, as pessoas pobres que tem dificuldades de fazer valer os seus direitos, e além das informações e dos atendimentos que vai servir a toda comunidade.

O Presidente do Diretório Acadêmico de Direito Robert Gomes, falou da importância do Diretório para os estudantes de Direito e também para a sociedade, e que saberá representá-los nos seus anseios fora e dentro da instituição de ensino.

O Núcleo de Práticas Jurídicas tem as instalações amplas e arejadas com 2 salas de atendimento, 2 salas de mediação que funcionarão também como salas de estudo, 1 recepção e 1 coordenação.

O Núcleo de Práticas Jurídicas e o Balcão de Justiça e Cidadania estão situados na Urbis II, no Centro Social Urbano.

set
12

Mais um descaso na saúde publica do município de Santo Antônio de Jesus

Mãe de uma pequena paciente, Rosana fez um apelo na manhã desta sexta-feira (12), na tentativa de conseguir atendimento com um médico otorrinolaringologista, ela contou que nem no posto de saúde do Loteamento Sales nem na Central de Marcação existe a previsão de marcação.

A filha dela está com duas adenoides em estado avançado na garganta e isso a impede de ter uma qualidade de vida.

Desesperada, Rosana fez um apelo. “Estou com minha menina de 6 anos com duas adenoides grandes na garganta e para dormir a noite é um sufoco, fica espumando e babando, sufocada toda hora a gente tem que está acordando para colocar travesseiro para ela dormir sentada.

Não tenho condições de pagar uma consulta e eu queria que algum médico me ajudasse. A menina parece que vai morrer, tem hora que a gente acorda assustada”, disse. Blogdovalente.

set
09

SAJ: Confirmada a saída de diretor do Hospital Luís Argollo

Na quinta-feira (04) passada, foi confirmado o pedido da demissão de Marcos Antônio de Brito, diretor do Hospital e Maternidade Luís Argollo de Santo Antônio de Jesus.

Comenta-se que Marcos teria renunciado o cargo, porém uma fonte do hospital confidenciou a Rádio Recôncavo FM, que houve abaixo assinado, por parte dos funcionários, e insatisfação do corpo médico do hospital com relação ao trabalho exercido por ele na unidade.

Em entrevista a emissora, o provedor da Santa Casa, Aurelino Reis, o conhecido Léo, informou que após conversa o diretor solicitou o afastamento por motivos particulares da empresa, o qual é sócio.

“A empresa particular que o mesmo faz parte, está se ampliando para duas cidades próximas a nossa e ele estava sem tempo para cuidar das coisas do hospital, sendo assim acatamos o pedido dele”, disse. Sobre a insatisfação dos médicos, ele contou que existiu essa situação, mas não foi à causa principal da saída de Marcos.

Aurelino evitou comentar se o hospital poderia demitir o diretor futuramente, alegando que não houve um motivo mais concreto para o afastamento.

Questionado se há um novo nome para assumir o cargo, Léo garantiu que dentro de um período de 30 a 60 dias será feito uma avaliação das pessoas que trabalham na mesa da diretoria do hospital, onde será construída uma comissão administrativa, dividindo por setores e a partir daí ser á criada a possibilidade de futuramente ter um novo administrador ou até por uma questão de economia permanecer com a comissão por mais tempo.

O entrevistado negou haver algum nome para assumir a direção do hospital, “não procurei nome nenhum porque foi algo muito rápido e não tinha nada previsto, me pegou de surpresa”, concluiu. Vozdabahia.

set
08

Santo Antônio de Jesus: Uma nova Agência dos Correios e Telégrafos serão instalados na cidade

Uma nova Agência dos Correios e Telégrafos serão instalados em Santo Antônio de Jesus, foi o que informou em entrevista a Andaiá FM, o gerente regional Nilton Guedes.

Segundo ele, devido ao grande volume de atendimentos aos clientes na única agência da cidade, e com uma população estimada em mais de 100 mil habitantes, uma nova Empresa será instalada para que o atendimento seja ampliado.

Tendo em vista o grande número de pessoas que fazem uso dos serviços assim como pessoas das microrregiões e cidades circunvizinhas, o espaço físico atual ficou defasado, “fizemos um estudo e avaliamos que nas dependências do shopping, podemos instalar uma loja dos Correios.

O desenvolvimento da cidade credenciou a instalação”, revela. A nova Agência está prevista para funcionar em 2015 e será paramentada no novo modelo de atendimento, “este conceito possibilita que o cliente de forma autônoma realize serviços sem a necessidade exata de um funcionário”, complementa o gerente. Vozdabahia.

set
03

SAJ: Médica do Luís Argolo esquece de assinar atestado de óbito de criança e ri da situação, diz familiares

Na última segunda-feira (01), uma gestante deu entrada no Hospital e Maternidade Luís Argollo em Santo Antônio de Jesus para retirada do seu bebê, que, infelizmente, estava morto.

A mulher, que reside na cidade de Ubaíra, precisou ser encaminhada a unidade hospitalar pelo fato de ter sido constatado que o feto não teria se desenvolvido no útero, devido ao susto que teve quando seu marido faleceu em abril de 2014.

Ao chegar no hospital, segundo um amigo da gestante, foi tido um problema para que a médica assinasse a certidão de óbito da criança e o sepultamento fosse feito em Ubaíra. De acordo com Lucas, que foi entrevistado pela Recôncavo FM, a médica saiu da unidade sem preencher o formulário, nem a guia e foi trabalhar em Laje, “ao voltar para o hospital na terça-feira (02), até às 16h30 nada tinha sido resolvido”, completou.

Ele destacou que a retirada do feto foi feito por volta das 18h de segunda-feira (01) e estava com oito meses. Ainda de acordo com o entrevistado, a especialista disse que teria um trabalho em outro lugar e simplesmente foi embora e ao retornar ao hospital no outro dia alegou ter esquecido de assinar, demonstrando sarcasmo. “Ela não teve a coragem nem de pedir desculpas a mãe, que está sofrendo demais. Ela precisa rever o que está fazendo no trabalho dela e buscar mudar.

Ela riu e ficou brincando o tempo todo”, salientou. A prima da gestante, identificada por Vânia, relatou que a médica chegou ao hospital dando risada e não levou a sério a situação, “fui ao fórum, mas me disseram que estava preenchido errado, retornei ao Luís Argolo, ela não estava mais e precisarei voltar amanhã, quinta-feira (04) para que ela me dê a certidão de óbito correta da criança”, contou. Vozdabahia.

ago
27

Santo Antônio de Jesus: Usuários do Sesc denunciam situação da estrutura física

Os frequentadores do clube social do Sesc (Serviço Social do Comércio) de Santo Antônio de Jesus, estão desapontados com a situação que se encontra o campo de futebol society da unidade.

Inaugurado há 4 anos, o campo está com diversas partes do seu tecido rasgado, o que debilita a prática do esporte, enquanto sócios e outras pessoas que fazem aluguel da estrutura se sentem prejudicados pela falta de reparo.

Em conversa com a equipe do Bocão News, o diretor da sede social de Santo Antônio de Jesus, Adelmo Pinheiro, informou que os rasgos no gramado é natural do uso, e analisa a possível suspensão das atividades no campo até que a reparação seja feita. “Algumas pessoas que costumam usar o campo já reclamou do estado do gramado, e nós já passamos a demanda para a central de Salvador”, argumenta o diretor.

O Sesc, por seguir os parâmetros da administração pública, realiza as suas reformas mediante licitações. Conforme informado por Gilson Nascimento, coordenador de esportes do Sesc, “embora não estarmos sujeitos à Lei Federal que tange às licitações (nº 8.666/93) por termos resolução interna que trata do assunto, ‘vira e mexe’ nós caímos nos direcionamentos da Lei, o que requer algum tempo maior nas licitações”, explica.

Segundo Gilson, é preciso reunir as demandas das unidades de todas as sub-sedes do Sesc no interior do estado para realizar uma única licitação. “Após averiguarmos as necessidades em todas as unidades no interior do estado, realizaremos a licitação para reforma e reestruturação dos alambrados e gramados sintéticos nas Unidades do Sesc em Piatã, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Santo Antônio de Jesus, realizando um processo unificado e evitando o fracionamento das despesas”, informou o coordenador. Bocão.


ago
17

Santo Antônio de Jesus e Elísio Medrado e Amargosa: Descaso no atendimento de médico e farmácia

Quando a noticia já chega na cidade de Salvador é porque a situação já é desastrosa, deixando o povo pobre à mercê da sorte ou da morte.

Já se viu que os deputados eleitos para gestão atual aqui em Santo Antônio de Jesus nada fazem pela sua região, faltando medicamentos para doenças de alto risco de vida para a população, e médicos para atendimentos.

O prefeito da cidade e seus deputados aliados, aqui em Santo Antônio de Jesus tem culpa sim desta situação, pois não se vive só de ”borra de asfalto” (tipo de pior asfalto). Pobre não tem carro para nele passar, nem tampouco de são joão, porque muito morrem nesse dia por falta de medicamentos, e atendimento em posto saúde, esses eleitores devem estar atentos pelo que vem acontecendo em nossa cidade.

Pois o continuísmo de uma mal gestão é um sofrimento para o povo. Observe que a cidade de Feira de Santana mesmo com a dificuldade de repasse do governo da estado, ainda, consegue empresta medicamento a prefeitura de Santo Antonio de Jesus.

Martins.

Veja a reportagem que foi feita pelo o Correio da Bahia em nossa cidade e região:

Roque Batista, de Elísio Medrado, mora ao lado da farmácia pública, mas está sem seus remédios.

Roque Batista quase pode se considerar um homem de sorte. Portador de hipertensão severa, analfabeto, desempregado e sem recursos, pelos menos mora colado a uma farmácia pública, mantida e abastecida pela prefeitura e pelos governos estadual e federal.

Mas na pequena Elísio Medrado, cidade do Recôncavo com cerca de 8 mil habitantes, não dá para contar muito com ela. Nem com a imensa maioria das unidades espalhadas nos 417 municípios baianos, que enfrentam uma grave crise no fornecimento de medicamentos para a população mais carente.

Estoques zerados, ou perto disso, de remédios para doenças de risco, como hipertensão, diabetes e infecções respiratórias. Atrasos na distribuição de medicamentos, alguns deles de uso controlado, que deveriam ser entregues com regularidade a portadores de distúrbios psiquiátricos.

Lotes perto do vencimento da validade que são repassados pelo governo estadual às farmácias municipais, numa lista que vai de anticoncepcionais a anti-inflamatórios. Foi esse o cenário que o CORREIO encontrou durante visita a 15 cidades do interior na primeira semana de agosto.

Relatos de pacientes, secretários de saúde, profissionais da área médica e servidores responsáveis pela distribuição de remédios confirmam um colapso na assistência farmacêutica da Bahia que já se arrasta desde o fim do ano passado e afeta a chamada atenção básica – a porta de entrada do SUS, considerada por especialistas como o mais importante e estratégico pedaço da pirâmide da saúde pública.

Santo Antônio de Jesus, 190 quilômetros de Salvador -, vê-se, ou melhor, ouve-se que caos na saúde é assunto do momento. Nos estúdios da Rádio Mix, de Conceição do Jacuipe, às margens da BR-101, o locutor Jimycley Araújo acusa a prefeita, Normélia Rocha (PRB), de sucatear o SUS na cidade, de atrasar por meses os salários de quatro médicos cubanos, de deixar pacientes voltarem sem remédio das farmácias instaladas nos postos do Programa Saúde da  Família (PSF).

Recôncavo

Das ondas do rádio para o Alto de Santo Antônio, na periferia do município homônimo, o maior do Recôncavo. São 15h40 do dia 3 e o posto de saúde do bairro está fechado. “É assim por vida. Tem novidade não. Agora mesmo, está sem a médica. É uma dessas gringas. Chegou tem pouco tempo e tirou férias, veja só. Fazer uma consulta aqui é um suplício.

Dentista e enfermeira até que vêm, mas elas trabalham mais pela manhã”, diz a costureira Isabel Silva, 23 anos, que mora em frente à unidade. Ela aumenta o tom de indignação ao ser questionada sobre medicamentos.

Cenas da crise: postos com estoques zerados em Santo Antônio de Jesus e Amargosa.

“Se falta material de higiene para limpar o posto, como é que vai ter remédio sempre?  Minha mãe mesmo é idosa e hipertensa. Faz cinco meses que ela procura e não acha dois remédios que toma, a Losartana potássica e o AAS”, afirma.

O primeiro é usado apenas para tratar a hipertensão. O segundo, cientificamente conhecido como ácido acetilsalicílico, é um anti-inflamatório com propriedades analgésicas utilizado como coadjuvante nos tratamentos para reduzir pressão arterial.

Ambos deveriam ter o fornecimento assegurado diretamente pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) ao município. Mas não têm.

Segundo a costureira Isabel, faltam também boa parte do elenco dos cerca de 350 itens que compõem a assistência farmacêutica para a atenção básica. “A gente procura remédio pra dor de cabeça, febre, problema de estômago, verme, e na maioria da vezes não acha. Volte aqui de manhã que dá pra entender melhor do que eu tô falando”, indica.

No dia seguinte, 7h, o posto continuava fechado, embora um informe colado na fachada avisasse: “Horário de funcionamento – 7h às 16h”. Vinte minutos depois, nada. Às 7h35 chega a atendente e libera a entrada para os 15 pacientes que aguardavam em frente ao portão. Entre eles, estava Calixto Souza, 79 anos, também hipertenso.

“O povo aqui é gente boa. Recebe a gente bem, mas não tem nada. Nem médico nem remédio. Ontem mesmo, vim buscar, mas não tinha o que eu tomo”, afirma.

Usuária que se queixa de comprar remédio que deveria ser gratuito.

O Maleato de Enalapril de 20 miligramas, usado por seu Calixto para controle da pressão arterial, é um dos medicamentos em falta no posto do Alto de Santo Antônio.

Na porta da sala onde ficam estocados os medicamentos, a enfermeira Maísa Silva, coordenadora da unidade, garante que há regularidade no fornecimento de substâncias importantes para parte dos programas tocados conjuntamente por prefeitura, governo e Ministério da Saúde.

“Não falta insulina nem medicamentos importantes para diabetes, como Glibencamida e Cloridrato de metformina. Mas há, sim, carências”, admite.

Em uma rápida olhada no almoxarifado do posto, é possível ver caixas vazias de AAS, Eritromicina (antibacteriano), Furosemida (diurético e anti-hipertensivo), Mebendazol (antiparasitário), Cefalexina e Benzetacil injetável, ambos antibióticos largamente utilizados para combate a infecções.  Leia mais »

ago
14

Coronel Luziel Andrade: Fala da blitzes e caso de motociclista alvejado ao tentar furar bloqueio

Coronel Luziel Andrade

A Polícia Militar efetuou operações em vários pontos da cidade visando coibir a criminalidade.

As blitzes foram comentadas pelo comandante do 14º BPM, coronel Luziel Andrade, que lembrou o fato de que as operações acontecem como parte do treinamento de abordagem em conferência de documentos de veículos em Santo Antônio de Jesus.

Como resultado das operações, alguns veículos foram conduzidos até o Complexo Policial do município, enquanto vários motoristas foram autuados por infrações de trânsito.

Durante as blitzes, um jovem tentou furar o bloqueio da Polícia Militar, acelerando sua motocicleta na região do bairro Irmã Dulce. Como resultado, foi atingido por um disparo de arma de fogo que teria partido da arma de um policial.

Com relação a este incidente, o oficial relatou que uma sindicância deverá ser instaurada para apurar em profundidade a natureza dos fatos. O rapaz atingido foi medicado e não corre risco de vida. Blogdovalente.

ago
08

Santo Antônio de Jesus: Empresário do ramo de calçados morre em acidente grave na BR-101

Na manhã desta sexta-feira (08), por volta das 6h30, dois veículos se envolveram num acidente na BR-101, KM 236, próximo à entrada do município de Conceição do Almeida (160 km de distância de Salvador).

De acordo com informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal) foi uma colisão frontal. Paulo Sérgio Costa Gonçalves, 28 anos, estava conduzindo um veículo Celta, cor prata, placa policial AKW 0523, licença de Cruz das Almas, quando colidiu de frente com um automóvel Parati, cor preta, placa policial JPN 1030, licença de Dom Macedo Costa, ocupado por Joceli dos Santos Andrade, 42 anos, residente em Dom Macedo Costa, Luís Fernando Orricio de Moraes, 64 anos e Rita de Cássia Rodrigues de Moraes, 47 anos, ambos de Santo Antônio de Jesus. Luís, era proprietário da loja de calçados Calce K, ele teve morte instantânea.

O motorista do Celta, Paulo Sérgio é professor da academia do shopping Itaguari e segundo informações vinha de Cruz das Almas em direção a Santo Antônio de Jesus. De acordo com o boletim médico, Paulo está em estado grave, os demais envolvidos do acidente foram levados para a emergência do HRSAJ (Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus). Não há informações sobre o estado de saúde de Rita. O corpo de Luís foi removido para o DPT (Departamento de Polícia Técnica). Vozdabahia.

jul
25

Santo Antônio de Jesus: Mais um descaso no saneamento básico da cidade

Cansados das falsas promessas, os moradores do Loteamento Salomão em Santo Antônio de Jesus continuam sofrendo com o esgoto que corre a céu aberto na Rua G.

Além do mau cheiro e aparência desagradável, as crianças e idosos constantemente sentem dor de cabeça, dor muscular e febre.

A doméstica Janete Silva falou ao repórter que os políticos só aparecem no Loteamento Salomão na época de campanha. “Na última vez que o prefeito veio aqui, ele escorregou e quase caiu no esgoto. Eles conhecem o problema, sabem do nosso sofrimento, mas não fazem nada. Será que é tão difícil manilhar esse esgoto?, questionou Dona Janete.

O pedreiro Nivaldo dos Santos, relatou que tem 5 filhos e eles adoram brincar na rua, e um dos seus filhos caiu no canal. “Ele teve febre e muitas dores no corpo, felizmente, não foi preciso levá-lo ao hospital, pois os sintomas logo passaram… Imagina se isso tivesse acontecido num momento em que não tivesse ninguém por perto, poderia ter acontecido uma verdadeira tragédia, sem falar, nos perigos constantes de sermos contaminados porque a umidade do esgoto atinge as paredes das residências”, disse Nivaldo.

Vale ressaltar que esses moradores correm o risco de contrair Hepatite A e E, diarreias, vômitos, verminoses e leptospirose. Além disso, a falta de saneamento básico pode agravar problemas respiratórios, como bronquite e até pneumonia.  Infosaj.

jul
14

Santo Antônio de Jesus: menino de 13 anos morre vítima de meningite C

José Santana da Cruz Bisneto, de 13 anos, morreu vítima de meningite C, na madrugada de domingo (13), na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o garoto estava internado no Hospital Regional do município. Ainda conforme a Sesab, Ainda de acordo com a Sesab, foram recolhidos amostras do sangue do menino no hospital e, após exames, a doença foi confirmada. O corpo de José foi enterrado na manhã de ontem, na cidade de Nazaré. Bocão.

jul
10

Santo Antônio de jesus: Obras incompletas do Canal do Mutum com verbas liberadas

A esperança de uma solução para o velho problema do Canal do Mutum em Santo Antônio de Jesus está cada vez mais distante da realidade. A pouca chuva que caiu nesses últimos dias foi o suficiente para encher o esgoto e invadir várias residências.

O serviço de macrodrenagem orçado em cinco milhões foi realizado do começo do Bairro, próximo a Avenida Heitor Lírio de Melo até o Loteamento Maresia. Nesse trecho uma parte do Canal não foi coberta, o que revoltou alguns moradores. De acordo com o senhor Marcha Lenta, foi um trabalho feito pela metade. “Desse jeito vai entupir de novo porque toda vez que chove a enxurrada arrasta todo tipo de sujeira para o Canal”.

Mais a baixo, na Rua J.Carlos, considerada área de risco, toda vez que chove o Canal transborda, a água misturada com esgoto invade as casas e os moradores perdem tudo. Em entrevista concedida ao repórter Hélio Alves, a senhora Jôse Carla disse que foi informada por um funcionário da Construtora Andrade Galvão que as obras não vão contemplar o bairro inteiro. “Fizeram a parte alta e esqueceram das ruas mais delicadas do Mutum.

Aqui na Rua J. Carlos sofremos com o mau cheiro, com os animais peçonhentos, ratos e cobras e com o prejuízo, pois toda vez que o Canal transborda perdemos tudo”, disse Jôse.

De acordo com o senhor Florisvaldo Gomes de Oliveira, há mais de 5 anos o esgoto não passa por uma limpeza. “Nossa esperança era resolver o problema com a revitalização do Canal, e agora fomos surpreendidos com essa informação de que o serviço só vai ser feito até a Praça”, desabafa Florisvaldo. Infosaj.

Dados do Portal da Transparência: 

Número Convênio: 658577
Objeto: CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO DO BAIRRO IRMA DULCE MUTUM E SALGADEIRA EM SANTO ANTONIO DE JESUS BA
Órgão Superior: MINISTÉRIO DAS CIDADES
Convenente: MUNICÍPIO DE SANTO ANTONIO DE JESUS
Valor Total: R$ 5.221.595,61
Data da Última Liberação: 02/07/2014
Valor da Última Liberação: R$ 266.518,31. Blog do Martins

Página 112345...Última »