Arquivo por categoria: Santo Antônio de Jesus

dez
11

SAJ: Familiares de vítimas de explosão fazem manifestação

Familiares das vítimas da explosão da fábrica de fogos de artifício, ocorrida em 1998, no município de Santo Antônio de Jesus (a 185 km de Salvador), no Recôncavo baiano, vão às ruas nesta quinta-feira, 11, a partir das 7h30, em protesto pelo não cumprimento da indenização determinada pela Justiça por parte dos réus, os donos da fábrica, dezesseis anos depois da tragédia. “Até hoje, continuamos na luta. Nenhuma das parcelas foi paga”, lamentou Maria Balbina dos Santos, coordenadora do Movimento 11 de Dezembro, que reúne parentes das vítimas.

Os membros do Movimento 11 de Dezembro saem em caminhada pelas ruas da cidade pedindo por justiça no dia em que a tragédia completa 16 anos. Segundo Manoel Missionário, um dos coordenadores do Movimento, a saída é da sede da Creche 11 de Dezembro e esta é a 16ª realizada. “É uma caminhada pedindo celeridade no pagamento das indenizações. A caminhada segue até a Praça Renato Machado, no centro da cidade. O encerramento será com o Pai Nosso.

Nosso objetivo é abordar o tema ‘a paz é fruto da justiça. Enquanto houver impunidade, a violência vai aumentar. Porque se faz e nada acontece e esse é o sentimento de algumas pessoas, de ficar impune. É uma impunidade a nível nacional, estadual e no município”, lamentou.

De acordo com Missionário, até esta quarta-feira, 10,, o que se tem de concreto é a pensão de um salário mínimo pago pelo Exército brasileiro às crianças órfãs. “De 2006 até hoje, paga-se um salário mínimo por vítima. Eram 35 crianças, mas muitos já estão acima de 18 anos , outras morreram. Além da Creche 11  de Dezembro, que mantém 85 crianças, com  cursos de corte e costura para 35 mulheres, curso de música, E isso é o que temos feito para ajudar”, ressaltou o coordenador do Movimento 11 de dezembro.

O promotor de Justiça, Valdemar Ferraz, que está à frente do caso, informou que o processo está em fase de execução, já que nenhuma parcela do acordo foi paga. “Nessa fase o Ministério Público indicou bens a penhora, que deverão ser vendidos para pagamento das indenizações”, explicou.

O promotor revelou que levou 30 dias para levantar informações sobre os bens dos réus e conseguiu localizar fazendas em Santo Antônio de Jesus, Muniz Ferreira e Teolândia. “Em Santo Antônio de Jesus imóveis urbanos e a própria Fazenda Joeirana, onde ocorreu a explosão; em Muniz Ferreira e Teolândia imóveis rurais”, ressaltou. O promotor informou que o valor da indenização era de R$ 1,380 milhão. Porém, com a falta do pagamento, mesmo parcelado, hoje chega aproximadamente a R$ 2 milhões.

Notícia Relacionada:

Tragédia dos fogos: Prazo para indenização das vítimas da explosão de fogos vence e familiares aguardam por justiça

SAJ: Prazo para indenização vence e família Bastos descumpre acordo firmado com membros do Movimento 11 de Dezembro

Vítimas da explosão de fogos em Santo Antônio de Jesus não recebem suas indenizações, mesmo após decisão Judicial

SAJ: Movimento 11 de dezembro “O TJ-BA por unanimidade nos concedeu ganho de causa”

Wagner Moura: Sobre a tragédia 11 de dezembro, dos fogos de artifícios em Santo Antonio de Jesus

nov
18

SAJ: Promotor moverá ação contra prefeitura por descumprir fiscalização da poluição sonora

Promotor da Justiça de Santo Antônio de Jesus, Dr. Julimar Barreto

São inúmeras as reclamações de poluição sonora nos finais de semana, onde as pessoas alegam que os donos de carro não respeitam o silêncio.

Sobre isso, o Promotor de Justiça de Santo Antônio de Jesus, Dr. Julimar Barreto, em entrevista a Recôncavo FM, destacou que a Promotoria continua recebendo denúncias e recentemente foi ingressada uma ação civil pública contra a prefeitura municipal porque deveria ter um órgão específico e capacitado para fazer essa fiscalização no município e não tinha, sendo que tudo recaía nas costas do Ministério Público ou Polícia Militar.

De acordo com o entrevistado, a prefeitura alegou não ter condição e estrutura, não fazendo assim o serviço que cabia a ela. “De início a justiça deu logo uma liminar determinando que se escolhesse um órgão para fazer à fiscalização e que esse fosse aparelhado, agora a justiça já mandou a prefeitura criar um órgão que atenda a população 24 horas por dia”, afirmou, acrescentando que o órgão escolhido foi a Secretaria do Meio Ambiente.

Dr. Julimar explicou que a população deve entrar em contato com a secretaria, porém ela funciona até às 14h, sendo assim foi avisado que após esse horário tem que falar com a SMTT, que receberão as denúncias até às 22h. Ele citou que após ás 22h não tem um órgão municipal que responda pela poluição sonora e defenda a população, de forma que, ainda assim o município está descumprindo a ordem oficial.

O Promotor informou que entrará novamente com uma aptidão perante o judiciário dizendo que a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus está descumprindo a ordem e decisão judicial, que foi no sentido de que 24h por dia tenha um órgão municipal responsável pela área. Vozdabahia.

nov
14

Santo Antônio de Jesus: O cigano Jonson é baleado dentro de sua residência

Jonson Dórea Sampaio, de 48 anos, foi atingido com um tiro no ombro esquerdo na noite desta quinta feira, (13), dentro de sua residência.

Segundo informações de parentes da vitima que é cigano, o mesmo se encontrava na sua casa ou cabana, e dois elementos pularam o muro e deflagrou os disparos contra o cigano, que foi socorrido para a emergência do hospital regional de Santo Antônio de Jesus, atendido pela equipe medica e submetido a uma cirurgia.

Jonson se encontra internado na unidade hospitalar e não corre risco de morte. Infosaj.

nov
11

Coronel Luziel Andrade diz: Jovem detido com arma de fogo estava mal intencionado

Coronel Luziel Andrade

Um jovem de 18 anos  foi detido portando uma arma de fogo em Santo Antônio de Jesus .

Surgiram informações de que se tratava de um estudante, mas em entrevista à rádio Recôncavo FM, o Tenente Coronel Luziel Andrade disse não poder associar essa pessoa a nenhuma escola, pois ele ia passando de bicicleta, e ao ser abordado pela viatura começou a andar em maior velocidade, como se estivesse fugindo. Diante disso, a polícia foi atrás e percebeu que ele jogou um objeto fora.  Era um  revólver calibre 38 com seis cartuchos intactos . O jovem foi conduzido à delegacia.

Para o Coronel, possivelmente se trata de uma pessoa que estava mal intencionado.

Ainda de acordo  informações do Coronel, um homem com problemas mentais estava  pulando de telhado em telhado de algumas casas no Casco, zona rural de Santo Antônio de Jesus. Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local e ao pedir para ele descer da casa, não houve resistência.

Uma irmã relatou que se tratava de uma pessoa com distúrbio mental, e a pessoa foi conduzida para o hospital para atendimento médico. Blogdovalente.

nov
10

SAJ: Funcionária da prefeitura é morta dentro de casa com um tiro na cabeça; suspeito é o irmão, segundo a polícia

jovem Joceli da Silva Souza, 36 anos.

A jovem Joceli da Silva Souza, 36 anos, foi encontrada morta com um tiro na cabeça dentro de sua residência, na manhã deste domingo (09), na Rua Fortaleza, Bairro Alto Sobradinho, em Santo Antônio de Jesus (180 km de Salvador).

De acordo com informações, por volta das 12h moradores escutaram disparo de arma de fogo e acionaram PM que fez um cerco na área para conter os curiosos.

O irmão da vítima, Ricardo Silva afirmou que ao entrar na casa encontrou o corpo na cozinha com uma marca de tiro na cabeça, sem sinais vitais, “ela não tinha inimigos e nunca teve passagens pela polícia”, disse. Joceli trabalhava na prefeitura, cuidava dos medicamentos na área da secretaria de saúde.

O DPT (Departamento de Polícia Técnica) da cidade recambiou o corpo para realização da necropsia. A polícia Civil agora investiga os motivos que levaram o homicídio. Joceli morava com os avós e com uma filha de cinco anos. Segundo testemunhas, no momento do assassinato ela estava sozinha, os parentes haviam ido ao clube.

Na tarde deste domingo, a Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus realizou o exame de pólvora no acusado, suspeito pela polícia, de assassinar a própria irmã Joseli da Silva Santos, 36 anos, no início da tarde deste domingo (09), na Rua Fortaleza, Alto Sobradinho, em Santo Antônio de Jesus.

Por falta de provas, o acusado foi liberado no final da tarde onde saiu da delegacia acompanhado de seu advogado. Ainda não há resultado do exame de pólvora, pois a análise é feita em Salvador. Mesmo sendo liberado, ele continua sendo suspeito da polícia. O Coordenador da 4ª Coorpin, Dr. Paulo Guimarães, afirmou que o acusado foi ouvido pelo delegado plantonista Dr. Guilherme e a todo momento negou o crime. Vozdabahia.

nov
07

“Juizado Especial dará mais coerência às decisões judiciais”, afirma presidente da OAB-SAJ

O presidente da subseção da Ordem de Advogados do Brasil de Santo Antônio de Jesus, Batista Júnior, comentou com satisfação a implantação de um  titular no Juizado Especial do município,agora contando com juiz encarregado.  O pleito foi solicitado pelo advogado agora atendido pelo Tribunal de Justiça da Bahia.

” Esta titularidade exclusiva de um juiz para Santo Antônio acabará com divergências, facilitando o trabalho dos advogados e dando mais coerência às decisões judiciais”, afirmou.

A falta de um juiz titular, conforme a sua análise, causou à comarca prejuízo com acúmulo de processos indeferidos, quase vinte mil atualmente. ” O Tribunal  finalmente entendeu a importância desse juizado não só para o advogado como para a  sociedade em geral”, afirmou. Blog do Valente.

nov
05

Diretório Acadêmico de Direito realiza a 1ª Confraternização com estudantes de direito em Santo Antônio de Jesus

A 1ª Confraternização do Diretório Acadêmico de Direito

O D. A. de Direito da Facemp, realizou nesta terça-feira, 04/11/14, a 1ª Confraternização do Diretório Acadêmico de Direito com a participação do Presidente do Diretório Acadêmico de Direito Robert Gomes, do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-SAJ Advogado Júnior Batista, do Advogado Dahilto Paiva e de estudantes de Direito de diversos semestres, sendo o evento realizado no Prazer da Carne.

O Presidente do Diretório Acadêmico de Direito Robert Gomes, agradeceu a presença dos colegas e dos convidados de honra, os ilustríssimos, Presidente da OAB Júnior Batista e o Advogado Dahilto Paiva.

Este evento reforça a importância da união entre os estudantes, e o seu fundamental papel para uma sociedade transformadora. Dentre outros assuntos, o Dr. Júnior Batista destacou que estudantes a partir do 5º Semestre do Curso de Direito já podem requerer à OAB a Carteira de estagiário. Da Redação do Blog do Martins.

nov
03

Santo Antônio de Jesus: Liminar prorroga eleição da Câmara para quinta-feira, 06/11

A eleição da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus que aconteceria nesta segunda-feira (03) foi prorrogada para a próxima quinta-feira dia 06, após o vereador Gilson Bastos entrar na justiça através de uma liminar neste final de semana na Comarca do município de Vera Cruz na Ilha de Itaparica com o Juíz Dr. Erico Rodrigues Vieira que despachou procedente seu pedido, suspendendo então a eleição da Casa Legislativa.

O advogado da Câmara Dr. Igor Coutinho, informou que a sessão de hoje, será para confirmar a chapa dos concorrentes a Mesa Diretora. O advogado também confirmou que devido a Liminar a disputa entre os vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Uberdan Cardoso e Cristiano Sena só ocorrerá na próxima quinta-feira (06). Vozdabahia.

out
29

O Vereador Albino Martins sofre infarto e está internado em estado grave na capital

Vereador de Santo Antônio de Jesus, Albino Martins, conhecido popularmente como Bino (PSDB), 64 anosO vereador de Santo Antônio de Jesus, Albino Martins, conhecido popularmente como Bino (PSDB), 64 anos, passou mal na manhã desta quarta-feira (29), dentro Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador.

Segundo informações, o edil recebeu os primeiros socorros dos médicos da Casa Legislativa e foi socorrido por uma equipe do SAMU para o Hospital da Bahia na capital, onde se encontra internado. De acordo com familiares, seu estado de saúde é grave e inspira cuidados. As primeiras informações dão conta que Bino sofreu um infarto esta passando por exames na UTI do Hospital.

Mais um vereador de Santo Antônio de Jesus passou mal na tarde desta quarta-feira (29). Desta vez foi o vereador Marcos Muniz, conhecido Chispita (PSD), 47 anos.

O próprio edil conversou com a reportagem,  relatando que teve um pico de pressão alta ao saber que Albino Martins havia sofrido um infarto na manhã de hoje, “minha pressão aumentou 17 por 11, aproveitei para realizar um check-up”, disse.

Marcos Muniz (PSD), conhecido popularmente como ‘Chispita’

Chispita confirmou que vai ficar internado no Hospital Incar aguardando os resultados para ser liberado. Ele ainda informou que só foi um susto, mas que vai ficar bem. Vozdabahia.

out
27

SAJ: Empresário diz estar indignado com o resultado das eleições e desabafa: “O PT é uma quadrilha”

Durante a apuração de votos, a Rádio Andaiá FM fez uma rodada de entrevistas entre o advogado Dr. José Reis Filho e o presidente do PT de Santo Antônio de Jesus, Zenilton Conceição.

Na oportunidade, por telefone o empresário do município, Francisco Coelho, conhecido ‘Chico Fortaleza’, ligou e soltou a voz. Inicialmente, ele salientou estar indignado com a situação do Brasil.

Já perto do final da apuração dos votos na urna, a presidente Dilma estava à frente do candidato Aécio Neves nos números, sendo assim Chico explanou: “O PT é uma quadrilha que fica iludindo as pessoas mais fracas, que não entendem e ficam sem saber votar”.

Ainda segundo o entrevistado, o Partido dos Trabalhadores afirmava o tempo todo que a Bolsa Família iria ser cancelada como forma de estratégia para que os beneficiários votassem nos candidatos do PT, nesse caso na presidente Dilma.

Finalizando seu desabafo, Fortaleza destacou: “Isso é uma vergonha para o país. Eu espero ver Lula e o time dele preso, com certeza. Estou indignado com essa roubalheira, com tanta corrupção apontada pela imprensa nacional”. VOZ DA BAHIA

out
27

SAJ: Garoto de 13 anos é agredido por seis alunos dentro de escola e diretora diz que foi brincadeira, denuncia pai

Um pai de aluno de Santo Antônio de Jesus denunciou uma agressão física contra seu filho num colégio estadual do município, na sexta-feira (17).

Em entrevista a Recôncavo FM, Adenilton de Andrade Figueira, residente no Bairro São Paulo, relatou que o fato aconteceu no Colégio Estadual Renato Machado, situado na Rua do Sururu.

Ele esclareceu que o menor de 13 anos conta que estava sentado quando juntou seis pessoas para espanca-lo.

O cidadão informou que ao procurar a diretoria do colégio, a responsável foi a favor dos agressores dizendo que a vítima estava no meio.

“Eu disse a ela que não tem condições de juntar um grupo para bater em um só, que meu filho não estava envolvido com isso e foi a vítima na história, mas ela disse que era uma brincadeira, eu não concordo com isso, pois se fosse brincadeira seria ele e algum colega”, destacou, acrescentando ainda que só procurou a escola na semana seguinte, pelo fato do seu filho ter sido ameaçado para não falar nada a diretora, nem ao pai.

Segundo o senhor, o garoto está cursando o 7º ano, que corresponde a 6ª série, pela tarde, “estou indignado, o colégio tem que ter respeito com os alunos, a diretora me disse que o respeito precisava vim de casa e eu a respondi que isso não falta dentro da minha residência e que eu soube educar meu filho.

Ela insinuou que meu filho era qualquer um, inclusive o que mandou bater me confessou, alegando que pediu por brincadeira e não para agredir o adolescente daquele jeito”, ressaltou.

Muito nervoso, o homem explanou que irá tomar providências e que foi uma falta de respeito com o seu filho. VOZ DA BAHIA

out
27

SAJ: Poste está prestes a cair após trator bater e danificar estrutura no Bairro São Paulo; condutor saiu do local

Os moradores da Rua C do Bairro São Paulo em Santo Antônio de Jesus entraram em contato com a reportagem do Voz da Bahia para reclamar de uma situação que ocorreu por volta das 12h40 desta segunda-feira (27).

As pessoas solicitaram que nossa equipe comparecesse ao local, ao chegar lá foi constatado que o poste que fica situado entre as casas de número 48 e 42 estava com a parte de baixo da estrutura totalmente destruída.

Em entrevista, um morador que estava no momento do ocorrido, na frente de casa, informou que o motorista de um trator estava dando a ré do veículo e falando ao celular, quando bateu no poste e fez um barulho muito alto, que chamou a atenção de todos e destruindo totalmente a estrutura.

“Estamos com medo do poste cair, ele está  pendurado pelos ferros, que podem romper a qualquer momento”, disse. Outra moradora nos explicou que o motorista saiu do local como se nada tivesse acontecido, “se ele matasse uma pessoa também saia e fingia que não houve nada.

Foi uma falta de respeito. Ele estava falando no celular, desde quando celular e volante combinam?”, questionou ao comentar. Os cidadãos contaram que já entraram em contato com a Coelba e está aguardando o atendimento, que está previsto para acontecer daqui a três horas.

Eles deixaram claro que gostariam de alertar sobre o fato, pois foi uma imprudência cometida, que poderia ser uma tragédia, se alguém fosse atingido. VOZ DA BAHIA

out
21

Santo Antonio de Jesus: Prefeitura não providencia leite especial e leva a criança a fica doente

Samila está tentando a cerca de 10 meses obter junto a Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus um leite especial que custa em média R$170,00 para a filha, segundo ela, a prefeitura informou que a licitação foi impugnada, mas nenhuma outra solução foi apontada e nenhuma previsão foi dada.

Ela conta ainda que a lata que o leite só dura dois dias e meio e não é fácil de comprar já que não é vendido em farmácia e supermercados, por conta disso a filha dela já adoeceu, pois precisa do alimento especial. Blogdovalente.

out
21

SAJ: Muita briga marca show de Igor Kannário e cantor deixa palco no meio da festa

O show do cantor Igor Kannário, que aconteceu neste domingo (19), não teve um saldo positivo em Santo Antônio de Jesus e a população não ficou satisfeita.

De acordo com informações dos fãs, que estavam na festa, o artista cantou apenas duas músicas da sua banda e, simplesmente, saiu do palco, deixando todos sem explicação.

“Nós pagamos para ver ele que era a atração principal e ele faz uma coisa dessa. Queremos uma explicação da produção da festa ou até mesmo da banda. Foi uma falta de respeito”, disseram.

Ainda conforme eles, o número de brigas no interior e no final da festa foi grande, inclusive houve até uma tentativa de homicídio. Uma fonte disse a reportagem do Voz da Bahia, que havia pessoas armadas com faca e até mesmo arma, mas não especificou se seria no interior ou na frente da festa.

“Eles começaram a fechar a BR-101 e não queriam deixar as pessoas passarem de carro, mas a polícia chegou e resolveu a situação relatou.

Ao ser questionado sobre o balanço da festa, o Comandante do 14º BPM, Tenente Coronel Luziel Andrade, a polícia trabalhou intensamente, visto que alguns vândalos estavam causando a desordem na BR-101, próximo ao local do evento, mas não relatou problemas maiores relacionados ao crime contra a vida. Voz Da Bahia

out
18

Santo Antonio de Jesus: Moradores denucia a infestação de escorpiões, prefeitura faz vista grossa para o caso

Os moradores do Conj. Habitacional Vila estão tendo a rotina alterada devido a uma infestação de escorpiões, muitos inclusive estão abandonado as casas o que só aumenta o aparecimento do aracnídeo venenoso.

Uma moradora de pré-nome Manuela fez um desabafo e explicou a situação. “As pessoas aqui já estão prestes a entregar as casas, porque tem tanto escorpião.

Eu com meu filho pequeno não posso nem colocar o pé no chão de noite, não posso assistir uma novela; não posso deixar meu filho no chão e ninguém toma providência”, contou.

Questionada sobre a posição da prefeitura em relação ao caso, Manuela afirmou que já procuraram, mas nenhuma explicação foi dada. Blogdovalente.

out
16

Santo Antônio de Jesus: Sete PMs são presos por envolvimento em mortes

Sete policiais militares lotados no 14º Batalhão tiveram as prisões preventivas decretadas nesta terça-feira (14).

Por suspeita de envolvimento nas mortes de Crispim de Jesus Santos, 23 anos, Fabio José dos Santos, 33 anos, e Maria de Lourdes de Jesus Santos, 47 anos (na foto ao lado), em Santo Antônio de Jesus.

Após serem ouvidos na Corregedoria da PM, os policiais ficarão custodiados na Coordenadoria de Custódia Provisória (CCP), localizada no Batalhão de Polícia de Choque, em Lauro de Freitas.

A Corregedoria Geral da PMBA designou uma comissão para acompanhar e apurar em Inquérito Policial Militar (IPM), paralelamente às investigações da Polícia Civil.

A comissão, composta por dois oficiais, ouviu em Termo os policiais militares envolvidos, testemunhas, parentes e vizinhos das vítimas, além de requisitar e coletar provas para a apuração dos fatos. (Informações do Quartel do Comando Geral da PM).

out
13

SAJ: Colisão entre motos deixa quatro pessoas feridas no Bairro do São Benedito

Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente entre duas motocicletas por volta das 23h deste domingo (12) próximo a Rua Wellington Figueiredo no Bairro do São Benedito em Santo Antônio de Jesus. Luiz dos Santos Conceição, 23 anos, e Samuel Farias dos Santos, 18 anos, estavam em uma Pop de cor vermelha quando colidiu frontalmente com uma Shineray de cor preta conduzida por Marcelo Santos de Santana, 21 anos, que tinha como carona uma jovem de prenome Nara.

Na colisão frontal os ocupantes da Pop, Samuel Farias teve fratura interna em uma das pernas e seu carona Luiz Santos traumatismo craniano. Já os ocupantes da Shineray, Marcelo Santos e Nara tiveram ferimentos leves.

Todas as vítimas foram encaminhadas pelo SAMU ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. De acordo com a Polícia Militar, os jovens que conduziam a Pop vermelha já estavam sendo seguidos desde a Urbis III quando o acidente aconteceu próximo ao Bairro do São Benedito. As motos foram encaminhadas para a 4ª Coordenadoria de Polícia. Infosaj.

out
11

Santo Antônio de Jesus: Uma pessoa morre em grave acidente na manhã deste sábado

Na manhã deste sábado, 11, aconteceu um acidente  grave envolvendo um Fiesta branco  e uma  moto CG 150  de cor vermelha, na entrada da cidade de Santo Antônio de Jesus

As primeiras informações dão conta que  o motorista do Fiesta de prenome Marquinhos, bancário, atropelou Valdenicio quando estava saindo do posto Bahia após ter abastecido sua motocicleta.

Populares afirmam que o Fiesta arrastou Valdenicio por cerca de 10 metros.  Após algumas pessoas ter tirado a vítima de baixo do carro, ele foi levado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas não resistiu  e morreu.

Revoltados com a situação, populares queriam atear fogo no Fiesta e ameaçaram o motorista, que ficou desesperado ao perceber a gravidade do acidente. A foto abaixo mostra o local que o rapaz foi arrastado. Blog do Valente.

set
27

Santo Antônio de Jesus: Empresários são sequestrados; já estão liberados

Na noite desta sexta-feira, 26, dois empresários  de Santo Antônio de Jesus foram sequestrados . Francisco de Andrade e Vanderlan Santos de Andrade, pai e filho, foram sequestrados quando retornavam de sua fazenda, em Santana, zona rural de Conceição do Almeida.

As vítimas foram abordadas por três elementos e tiveram os olhos vendados e as mãos amarradas.

Os criminosos ameaçavam as vítimas por todo o tempo e pediram um resgate em um valor milionário, mas não especificado.

Por volta das 23h30 de ontem, os dois foram deixados próximo a Praia do Dendê, em Santo Antônio de Jesus.

Segundo informações da rádio Andaiá FM,  os elementos disseram querer o valor do resgate mesmo após liberação das vítimas. Não se sabe qual a negociação que foi feita.

O empresário Vanderlan é genro do ex-vereador Roque Pinto. Blogdovalente.

set
26

SAJ: Cidadão reclama da demora no conserto do elevador do HRSAJ

Um morador do São Benedito em Santo Antônio de Jesus identificado como Carlos, entrou em contato com a Andaiá FM, na manhã desta sexta-feira (26) para reclamar dos Posto de Saúde do bairro.

Ele informou que há 15 dias o medidor de pressão está ruim e a enfermeira não está atendendo os pacientes por esse motivo. Outro fato citado pelo cidadão foi a questão do bebedouro estar quebrado e não ter copo para beber água. Ainda segundo Carlos, o medicamento para estômago Omeprazol não está sendo disponibilizado na unidade de saúde.

Elevador do HRSAJ: Uma outra situação que incomoda o cidadão é o fato do elevador do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus estar quebrado e ninguém resolver o problema.

“Fui visitar meu primo com minha avó de 72 anos e não pudemos subir até o 3º andar por que ela não pode subir escadas”, disse, acrescentando que a demora é muito grande e enquanto isso quem sofre é a população que não tem culpa de nada. Ele questionou: “De onde está vindo esse elevador, que já citaram em entrevistas? Com quem vamos reclamar?”. Voz da Bahia.

set
26

Santo Antônio de Jesus: Idoso morre dentro de ônibus que faz linha Cruzeiro do Riachão

Um ônibus que faz linha Cruzeiro do Riachão – Santo Antônio de Jesus teve que realizar uma parada forçada na manhã desta sexta feira ( 26 ) pela manhã, quando um idoso passou mal e foi à óbito. 

O motorista do veículo afirmou, em entrevista à rádio Recôncavo, que ainda tentou fazer uma massagem cardíaca com o objetivo de salvar a vida do idoso.  ” No momento eu fiquei muito nervoso com a demora na chegada do atendimento”, disse.

“Ele veio muito bem, conversando. Quando passou próximo ao Centro Cultural ele começou a passar mal e tivemos que parar o ônibus em frente à prefeitura”, acrescentou.

Uma ambulância do SAMU esteve no local para prestar atendimento à vítima. Tentativas de ressuscitação foram empenhadas sem êxito.

Raimundo de Souza Barreto, 76 anos, morava em Bom Conselho, Zona Rural de Santo Antonio de Jesus. O corpo não precisou ser removido por ser morte natural, Polícia Civil fez o levantamento cadavérico no local, logo após a família acionou o serviço de uma funerária, o velório já sendo realizado na sala três do Velório ParoquialBlogdovalente.

set
23

Santo Antônio de Jesus: Paulo Souto anuncia SAC Segurança

“Vamos combater o crime com firmeza e desburocratizar o atendimento do cidadão com o SAC Segurança”, anunciou o candidato a governador, Paulo Souto em Santo Antônio de Jesus, nesta segunda-feira (22).

A proposta de modernizar o serviço de inteligência da Polícia Civil terá o mesmo princípio de eficiência do SAC, projeto desenvolvido e implantado durante seu primeiro governo, em 1995.

Para o candidato, a ineficiência burocrática da Secretaria de Segurança Pública é um dos entraves no combate ao crime organizado e não permite que delegacias tenham mais tempo e atenção para cuidar dos crimes graves. O candidato também defende a criação de forças-tarefas focadas em temas específicos.

“Falamos muito na integração das polícias como mecanismo para melhorar a segurança do Estado e uma das maneiras é criar grupos especiais, forças tarefas que contem com todas as polícias, além do Ministério Público. Fizemos isso no meu governo e conseguimos resultados satisfatórios contra crimes de extermínio, contra o tráfico de drogas e contra os assaltos a bancos”, lembrou.

Em resposta a representantes da sociedade civil durante a entrevista, Paulo Souto tratou de problemas locais, como a necessidade de construção de um anel viário em Santo Antônio de Jesus e de dotar o município de uma melhor estrutura para atrair indústrias.

“É preciso entender que para captar investimentos, não basta apenas ter áreas disponíveis. Isso é o mais fácil. É preciso estruturar, criar condições favoráveis à instalação de novas fábricas”, defendeu.

Souto também defendeu uma maior integração do Recôncavo Baiano, com a construção de uma nova rodovia que margeia a Baía de Todos os Santos e de um novo atracadouro em Mar Grande.

Já no âmbito federal, o candidato lembrou da ineficiência do governo estadual, que vê a BR-101 sendo duplicada ao sul e ao norte do território baiano e não se mobiliza para pressionar o governo federal.

“Por que esse governo, que toda eleição nos lembra que é do mesmo partido da presidente, não conseguiu que a BR-101 fosse duplicada na Bahia? Ela está sendo duplicada em todos os estados no Nordeste, menos na Bahia. Somos a maior economia da região, portanto, a que mais necessita de uma malha rodoviária eficiente”, destacou Souto.

set
23

Coronel Luziel Andrade faz balanço das ocorrências do final de semana SAJ e região

Coronel Luziel Andrade

Durante o final de semana houve uma tentativa de homicídio por arma branca no Alto Santo Antônio em Santo Antônio de Jesus e na cidade de Laje uma ação criminosa contra um cigano.

Para fazer esclarecimentos sobre o assunto, o Comandante do 14º BPM, Tenente Coronel Luziel Andrade, foi entrevistado pela Andaiá FM.

Tentativa de homicídio em Laje: Segundo o Coronel, houve uma tentativa de homicídio no município de Laje contra um cigano, no último sábado (20). Ele explicou que o cigano estava em sua tenda, quando foi surpreendido pelos acusados, vindo a ser alvo do ato delituoso.

Tentativa de homicídio no Alto Santo Antônio: Conforme o entrevistado, o fato ocorrido no Alto Santo Antônio se deu diante de uma confusão, onde uma pessoa foi atingida com uma facada e foi conduzida para o hospital. Outra situação comentada por Andrade, foi o tiroteio ocorrido no local conhecido como Paredão, onde uma outra vítima foi atingida por tiros.

O Coronel ressaltou que não houve vítimas fatais, porém a incidência de quantitativo de tentativa de homicídio é preocupante e, por esse motivo, foi intensificado as operações com mais guarnições.

Operação Intensificação em Amargosa: O Coronel Luziel informou que, assim como em Santo Antônio de Jesus, em Amargosa está sendo realizada a Operação Intensificação, porém com uma constância maior, até mesmo por causa do ocorrido há alguns meses e também para manter o nível de segurança aceitável na cidade, até a formação dos alunos, onde é esperado que seja destinado um número para efetivo da companhia. Voz da Bahia.

set
19

Santo Antônio de Jesus: Defensoria move ação para município prestar informações da Saúde

A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) ingressou com uma nova ação civil pública contra o município de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, para que preste a Secretaria Municipal de Saúde preste informações ao Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com a Defensoria, a administração municipal não cumpre a Resolução 001/2012, do Conselho Municipal de Saúde, que estabelece que a secretaria deveria informar o conselho sobre o funcionamento das unidades de saúde, como atendimentos e reclamações dos usuários.

A Defensoria afirma que é grande o número de queixas sobre a falta de medicamentos nos postos de saúde, fechamento de Postos de Saúde da Família antes do término do expediente, inexistência de médico plantonista no Hospital Luiz Argolo, atrasos na marcação de exames pela Central de Marcação, atrasos no recebimento de chamadas pela central telefônica do SAMU, além de outros problemas que se arrastam sem qualquer solução à vista.

A resolução foi aprovada para que o conselho pudesse fiscalizar a prestação dos serviços públicos de saúde. O órgão cobra do Município o acesso às reclamações e não tem sido atendido.

Também há queixas de que o portal da transparência pública não está sendo alimentado de forma atualizada, criando obstáculos à sua atuação. A ação pede que o Município preste as informações requeridas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, e que o Município viabilize ao CMS uma senha de acesso ao sistema da Ouvidoria Geral do Município, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

A Defensória já moveu ações contra o Município de Santo Antonio de Jesus para que a administração preste atendimento a pacientes com câncer que fazem tratamentos em outras cidades, e para que regularize a aquisição de medicamentos, através de processo licitatório. BN.

Como já disse Boris Casoy isto é uma vergonha.

Infelizmente a cidade de Santo Antônio de Jesus anda nas mídias de toda Bahia, agora movida pela ação da Defensoria Publica, sobre o fracasso da saúde, que abala toda a cidade.

Como pode o prefeito da cidade diante desta situação, ainda pedir votos para seu deputado nos carros de som, a população se revolta quando esses carros passam nas suas portas principalmente aqueles que estão doentes, sem médicos e precisam de remédios, que há muito tempo não tem.

Prefeito! Deputado! O povo está doente, no mínimo, regularize está situação, para que eles possam votar no dia da eleição, dessa forma com certeza eles lembrarão de vocês. Comentário de Martins.

Notícia Relacionada:

Mais um descaso na saúde publica do município de Santo Antônio de Jesus

Trágica morte de um recém-nascido no Hospital e Maternidade Luis Argollo em Santo Antônio de Jesus

set
18

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus terá que devolver ao cofres municipais o valor de R$71.108,00

 Humberto Soares Leite terá que restitui aos cofres municipais o valor de R$71.108,00, com recursos pessoais.

As contas da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, na gestão de Humberto Soares Leite, relativas ao exercício de 2013, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quinta-feira (18/09), sendo determinada ao gestor a restituição aos cofres municipais do valor de R$71.108,00, com recursos pessoais, pelas despesas com juros e multas por atraso no pagamento das obrigações assumidas junto à Secretaria da Receita Federal e o INSS, e multa de R$2 mil.

O município apresentou uma receita arrecadada da ordem de R$134.390.661,93 e realizou despesas no importe de R$140.895.135,67, registrando um expressivo déficit no montante de R$6.504.473,74.

A relatoria alertou a administração que adote providências a evitar o endividamento do município, onde já se verifica a insuficiência de recursos para pagamento dos restos a pagar inscritos no exercício, resultando num débito de R$2.330.036,19.

O gasto total com pessoal não ultrapassou o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, vez que a receita corrente líquida totalizou R$153.272.956,40 e a despesa total com pessoal alcançou o valor de R$76.580.649,77, correspondente a 49,96% da receita corrente líquida.

O prefeito investiu a quantia de R$34.024.744,03 na manutenção e desenvolvimento do ensino, equivalente a 26% da receita resultante de impostos proveniente de transferências, superando o índice mínimo de 25%.

Dos recursos do Fundeb foram aplicados 70,06% na remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública, correspondendo a R$17.824.146,56, em atendimento exigido em lei. As despesas realizadas em ações e serviços públicos de saúde alcançaram o valor de R$11.784.802,40, representando o percentual de 16,07% quando o mínimo exigido é de 15%. Cabe recurso da decisão. TCM-BA.

set
18

Santo Antônio de Jesus: Promotor de Justiça deverá apurar denúncia de super salários

Ministério Público de Santo Antônio de Jesus(Foto: Blog do Martins).

O promotor de Justiça de Santo Antônio de Jesus, João Manoel, falando em entrevista à rádio Recôncavo, afirmou que o órgão não foi provocado ainda a respeito das denuncias levantadas pelo vereador Antônio Nogueira de que haveriam salários de valor injustificável sendo pagos pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus.

Ele relatou que em um Termo de Ajustamento de Conduta, o município ja havia se comprometido a não fazer distinção salarial base entre contratados e servidores exercendo funções semelhantes , fato que motivou registro de queixa por parte de trabalhadores do poder público municipal.

Atuando na área de improbidades administrativas, o promotor afirmou que deverá solicitar quais casos foram apontados pelo vereador e, diante disso, observar quais razões existem por parte da prefeitura para cada caso de pagamento de alto salário.

” Vamos apurar o que foi que houve. Existem regras constitucionais que precisam ser respeitados para ver se existiu ou não ilegalidades no pagamento desses salários”, disse. Blogdovalente.

set
17

O Prefeito de Santo Antônio de Jesus paga mais a funcionários que sejam “merecedores”

Prefeito Humberto Leite (Foto: Blog do Martins).

A prefeitura de Santo Antônio de Jesus teria funcionários na folha de pagamento maiores do que o permitido na lei municipal 1.111, de 2011.

A denúncia foi feita nesta segunda-feira (15) pelo vereador Antônio Nogueira (PSB) durante sessão da Câmara. O parlamentar comparou o salário-base dos comissionados da prefeitura com os registrados na folha de pagamento e constatou que existem funcionários exercendo o mesmo cargo, na mesma carga horária, sendo que um recebe R$ 5.800, outro R$ 4.900 e ainda R$ 2.915.

“Que critério é esse usado para pagar funcionários? É uma farra salarial. Tem funcionário recebendo mais que o vice-prefeito”, questionou o vereador.

Segundo o edil, as pessoas apadrinhadas ao prefeito recebem até 300% do salário correto. O líder do prefeito Humberto Leite (PDT) na Câmara, vereador Marcos Muniz (PMDB), disse que o prefeito paga bem a quem ele considera merecedor.

“O funcionário passa horas trabalhando pelo município, até fora do seu expediente normal, e, em muitos casos, trazendo benefícios para a cidade. Merece ser gratificado por isso.

O prefeito agracia seu funcionário como ele quiser e acha que é merecedor” justificou. Muniz acrescentou que são gratificações incorporadas aos salários. “Horas extras e outros adicionais”, afirmou. BN.

set
16

Santo Antônio de jesus e Região: MPT-BA divulga o resultado final do processo de seleção de estagiários

O Ministério Público do Trabalho na Bahia divulgou, nesta terça-feira (16), o resultado final do processo de seleção de estagiários que visa ao preenchimento, em Salvador, de vagas para estágio nas áreas de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social e Direito, além de vagas para estágio em Direito nas Procuradorias do Trabalho no interior do Estado.

Segundo afirmou o coordenador do Núcleo de Estágio Acadêmico da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região (PRT5/NEA), procurador Cláudio Dias Lima Filho, “o candidato aprovado dentro do limite inicial de vagas será chamado por e-mail e/ou telefone, enquanto as convocações para as vagas já abertas terão início ainda nesta semana”. Acrescentou ainda que “os aprovados para estágio nas áreas que não contam com vagas disponíveis comporão cadastro de reserva e deverão aguardar a abertura de vaga”.

O estagiário terá direito a uma bolsa mensal de R$ 800, além de auxílio-transporte e seguro de acidentes pessoais. A jornada semanal de estágio é de 20  horas. “Para assumir a função de estagiário, o selecionado deverá ter cursado, no mínimo, 40% dos créditos curriculares, mas não poderá assumir se, no momento da convocação, estiver faltando seis meses ou menos para a data de colação de grau”, esclareceu Lima.

Confira aqui o Edital Estágio 01-E, que veicula o resultado definitivo do processo seletivo.

set
15

“Conversa com o Ministério Público” acontecerá no Recôncavo baiano

Ministério Público de Santo Antônio de Jesus(Foto: Blog do Martins).

“Conversa com o Ministério Público” acontecerá no Recôncavo baiano

Comunidades de 30 municípios do Recôncavo baiano estão convidadas a participar, no próximo dia 17 de setembro, de mais uma reunião pública do projeto “Conversa com o Ministério Público”, que acontecerá das 8h30 às 12h no Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (CETEP), em Santo Antônio de Jesus.

O chefe do MP, procurador-geral de Justiça Márcio Fahel, estará na cidade para explicar o papel da instituição na sociedade, apresentar os projetos estratégicos em execução e ouvir as demandas da população local relacionadas à atuação do Ministério Público.

O evento é direcionado às comunidades de Amargosa, Aratuípe, Brejões, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cravolândia, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Irajuba, Itatim, Jaguaripe, Jequiriçá, Laje, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe, Nazaré, Nova Itarana, Rafael Jambeiro, Salinas das Margaridas, Santa Inês, Santa Terezinha, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Miguel das Matas, Sapeaçu, Ubaíra e Varzedo. Pela tarde, o procurador-geral de Justiça se reunirá com os promotores de Justiça e servidores que atuam na região.

Sobre o projeto

O “Conversa com o Ministério Público” prevê a realização de reuniões com o procurador-geral de Justiça nas 29 Promotorias de Justiça Regionais, para ouvir as demandas da população dos municípios que as integram e promover os devidos encaminhamentos.

Os encontros já foram realizados em Porto Seguro, Eunápolis, Irecê, Seabra, Ilhéus e Itabuna. Também receberão o projeto as cidades de Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Feira de Santana, Euclides da Cunha, Guanambi, Ibotirama, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Santa Maria da Vitória, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site www.mpba.mp.br/conversa. Assessoria de Imprensa – CECOM

set
15

Tenente Coronel Luziel Andrade faz balanço das ocorrências registadas do fim de semana em Santo Antônio de Jesus e região

Ten. Cel. Luziel Andrade

O Tenente Coronel Luziel Andrade fez um balanço das ocorrências do fim de semana em Santo Antônio de Jesus e cidades da região.

Segundo ele, um homem  preso por  abuso sexual em uma menor de 13 anos, casos de agressões e dois arrombamentos  foram as ocorrências mais relevantes em Santo Antônio de Jesus.

Em Elísio Medrado,  bandidos arrobaram o caixa eletrônico . O Coronel disse que a polícia já tinha a previsão de acontecer essa onda de atentados no início do mês por ser um período que os caixas eletrônicos estão abastecidos.  Além de Elísio Medrado, mais três cidades foram assaltadas no mesmo dia.

“Nós nos precavemos com uma Guarnição a mais, a CAEL também está ajudando.  Infelizmente o caso aconteceu em Elísio Medrado, quando acionamos o apoio, os elementos já tinham tomado destino para Santa Teresinha e agora cabe a Polícia Civil o desenrolar dessas investigações”, salientou.

Devido a distribuição de senhas para o sorteio das novas casas do Programa Minha Casa Minha Vida em Santo Antônio de Jesus, desde a última sexta-feira algumas pessoas já estão se instalando em frente ao Ginásio de Esportes  para o sorteio que será amanhã, 16. Isso gerou tumulto.  Por isso, a polícia esteve no local e as pessoas que estavam lá teve sua numeração anotada .

Surgiu uma informação que houve uma troca de tiros entre rivais no último sábado no bairro Alto Santo Antônio.  Segundo o Coronel, a polícia esteve no local, mas não confirmou a informação. Blogdovalente.

Página 112345...Última »