«

»

set
19

SAJ: Ministério Público um perigo entregar um veículo a um menor “motocicletas cinquentinhas”

Ministério Público de Santo Antônio de Jesus(Foto: Blog do Martins).

O MP (Ministério Público) de Santo Antônio de Jesus entendeu que a condução de motocicletas, conhecidas “Cinquentinhas” por adolescentes, coloca em risco a vida deles e a de outras pessoas.

Para o promotor Julimar Barreto isso tem se tornado um caso de saúde pública, “a maiorias dos leitos do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus estão ocupadas com pessoas que sofreram acidentes com motocicletas cuja recuperação desse acamado pode levar até cinco anos.

As camas hospitalares que poderiam ser destinados a pessoas com outros tipos de doenças, estão sendo tomadas na maioria por pacientes vitimadas por moto”, apontou.

O promotor sinalizou ainda que é um perigo entregar um veículo motorizado para um menor que ainda está com a cabeça em formação e não conhece as normas de trânsito, “é preciso se conscientizar que para dirigir um veículo motorizado o condutor tem que ser habilitado”, finalizou.

Promotor da Justiça de Santo Antônio de Jesus, Dr. Julimar Barreto

Segundo o MP, o hábito tem sido frequente no município, por isso encaminhou recomendação para que os pais fiquem cientes das penalidades deste ato infracional e impeçam os filhos de dirigir veículos sem habilitação.

“Para conduzir qualquer veículo automotor é necessário ser devidamente habilitado pelo Departamento Nacional de Trânsito com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) o que só pode acontecer quando o envolvido possui 18 anos ou mais.

A exigência se faz necessária, pois condutores de veículos despreparados podem colocar em risco a integridade física tanto de quem conduz, quando dos que transitam irregularmente”, concluiu o promotor. Vozdabahia.